Quando o Verão passa para Outono, a energia da Terra transforma-se em Metal. Durante esse período, a energia recomeça a condensar-se e contrair-se, voltando-se para dentro para se acumular e armazenar. É o momento de libertarmos tudo o que está gasto (como as folhas das árvores) que caem para poupar a essência. Se nesta fase a energia for baixa não sendo o suficiente para ser armazenada, não haverá força suficiente para passar o Inverno e o próximo ciclo Primavera/Madeira será fraco.
O Elemento Metal controla o Pulmão, que extrai a energia essencial e expele as toxinas do sangue. É o responsável pela captação da parte yang da energia vital que chega através da respiração e para a Medicina Tradicional Chinesa os distúrbios dessa função vão repercurtir no pulmão e nos rins. Também está ligado a nossa área sensitiva, a tristeza máxima sente-se no pulmão. Quando uma pessoa asmática entra em crise é porque tem muitos conflitos. Já o Intestino Grosso elimina a "sujeira", enquanto retém e recicla a água do organismo.
Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado podemos criar estados de melancolia, tristeza e depressão que se manifestam com dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de pele e diminuição da resistência física.
A cor da fase Metal é o Branco - cor da pureza e da essência. Podemos identificar uma pessoa com desequilíbrio de pulmão através da cor extremamente branca do rosto.
Sendo assim, fiquem atentos à essas informações:
- entusiasmo;
- alegria de viver;
- otimismo;
- defesa e proteção;
- sentido de amparo e aprovação,
- purificação.
- tristeza (podendo levar a uma depressão);
- melancolia;
- angústia,
- tensões muito prolongadas.
Também devemos consumir alimentos que aqueçam o organismo e fortaleçam a nossa resistência: alho, cebola, canela, batata, salsa, cheiro verde, cominho, coentro, cará, inhame, folha de mostarda, pimentas em geral, pimentão, rabanete, rúcula, gengibre, etc.
Seus Pulmões agradecem!
Texto Quintessencia
0 comentários:
Postar um comentário